Resume-se a três palavras esta proposta de reflexão. Se vividas na sua essência, podem inspirar-nos a fazer da nossa vida uma bela obra de arte em construção, também ela fonte de inspiração, quem sabe, para outras vidas...
E quando sentimos aquele desassossego de "quero fazer algo", avançar mais uns passos, tomar algumas decisões... mas o momento parece emperrado, não sabemos por onde começar, falta-nos inspiração?
Seria útil, talvez, que houvesse algures um manual de instruções onde se pudesse ler uma frase mágica e desbloquear a mente. Mas esta é a realidade com que nos deparamos em inúmeras situações: é que não há "receitas universais" e cada um de nós sentir-se-á inspirado e mobilizado para a ação de diferentes maneiras, de uma forma individual, única, só nossa. Ainda assim, a proposta que hoje trazemos é de um ABC para a inspiração, um simples conjunto de três palavras que, quem sabe, poderão revelar-nos um extraordinário poder se as recebermos de braços abertos.
A primeira palavra é AMOR. Amor pela vida, em todas as suas formas. Amor pelos seres viventes e pelo universo em que vivemos. Um amor que nos faz estar atentos, de prontidão para ajudar outras pessoas, para acolher e aceitar as diferenças, para agradecer o sopro de vida que nos faz mover. Olhar o mundo com uma atitude de amor e respeito ajuda-nos a identificar formas adequadas de agir no nosso dia-a- dia para nos sentirmos realizados e ajuda-nos a identificar oportunidades de contribuir para novos desenvolvimentos na missão de vida que assumimos. Ajuda-nos a prosseguir, superando dificuldades e ultrapassando bloqueios. Ajuda-nos a reafirmar a nossa determinação de fazer acontecer.
A segunda é BELEZA. Tenho uma amiga que diz que tudo o que é belo lhe serve de inspiração para o trabalho que faz. E há tanta coisa bela nas nossas vidas! A beleza de um amanhecer, seja em dia de sol, seja no meio de um céu nublado, a beleza de um riso de criança, de uma música que ouvimos, de um texto que lemos, de uma frase que alguém nos diz. Há beleza numa magnífica obra de arte que contemplamos e na simplicidade de um olhar, no aroma do sargaço e no suave perfume da alfazema, no silêncio e no ruído, na quietude e no movimento. A correria da nossa vida diária impede-nos por vezes de dar a devida atenção ao que está à nossa volta. Acalmar a mente e orientar o nosso foco para o "aqui e agora" permite-nos absorver mais desses elementos inspiradores que tendemos a negligenciar.
E assim, disponíveis para amar e para (re)descobrir a beleza em todas as suas formas, reafirmamos em nós o milagre que é estarmos aqui, a respirar vida. Altura, então, de avançar para a terceira palavra, COMPROMISSO. O compromisso de estar presente (verdadeiramente presente) nesse mundo que vamos descobrindo, ao mesmo tempo que descobrimos também um estado de gratidão que nos habita e nos convida a retribuir, a dar mais de nós. É dando voz a esse sentimento de gratidão que começamos uma nova jornada: desenhamos novos caminhos, mobilizamos recursos e começamos a avançar. Não há mais bloqueios, apenas oportunidades que já não ignoramos e passamos a aceitar como desafios. Não há mais obstáculos, apenas circunstâncias que podem requerer de nós algum esforço e que nos ajudam a reafirmar a força do nosso compromisso. Porque queremos contribuir, retribuir, construir um mundo melhor.
Resume-se a três palavras, esta proposta de reflexão. Se vividas na sua essência, podem inspirar-nos a fazer da nossa vida uma bela obra de arte em construção, também ela fonte de inspiração, quem sabe, para outras vidas…
Comments