Embora a palavra "Coaching" já seja de uso corrente, ainda persistem dúvidas sobre o seu significado preciso, pelo que me parece oportuno esclarecê-lo.
O termo foi tradicionalmente aplicado ao desporto, significando o conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas pelo treinador (coach) para ajudar o atleta a atingir o seu máximo desempenho e rendimento desportivo. Nos anos 70, estas técnicas começaram a ser objecto de estudo, tendo sido reconhecido o papel fundamental da componente mental/psicológica (o "jogo interno", como lhe chamaria Timothy Gallwey no seu livro "The Inner Game of Tennis") para a excelência no desempenho desportivo.
Estes estudos procuraram compreender os processos psicológicos que levavam cada indivíduo a um estado mental "pleno de recursos", que lhe garantiria a vitória, não apenas em relação aos outros concorrentes, mas principalmente em relação às suas próprias limitações e bloqueios ou fraquezas.
Aos poucos, foi possível compreender-se que estes processos psicológicos não eram apenas aplicáveis aos desportistas, mas a todas as pessoas que se propunham a atingir um desempenho excelente a nível profissional, pessoal, etc.
O Coaching alargou assim o seu espectro de actuação a outras esferas, e pode hoje ser definido como uma metodologia que ajuda a pessoa a tornar-se quem ela quer ser, apoiando-a em todos os níveis do processo. Centrando-se na pessoa e nos seus recursos e estratégias individuais para o sucesso pessoal e/ou profissional, o coaching é hoje um auxiliar imprescindível a todos quantos almejam ter um desempenho de excepção.
Como é que o Coaching te pode ajudar?
Na maioria das situações, as respostas aos problemas e desafios não se encontram fora de nós. O que nos falta são as ferramentas para procurarmos, dentro de nós, essas respostas. E é aí que intervêm, com elevados níveis de sucesso, as metodologias de coaching, que, passo a passo, conseguem conduzir-nos num percurso de auto descoberta das nossas forças e recursos internos para o sucesso.
Durante o processo de coaching, são-te colocadas questões e propostas tarefas para te ajudar a alcançar os teus objectivos, superar as tuas limitações percebidas e testar as tuas crenças e ideias sobre o mundo, sobre as outras pessoas e sobre ti próprio.
Por estar distanciado(a) da pessoa e do problema, e por ser um especialista na relação de ajuda, o(a) coach é capaz de te ajudar a compreender melhor a situação que vives, identificar um leque de soluções, optar pelas mais adequadas, e passar da decisão à acção.
O que podes esperar de um(a) coach?
O(a) coach pode ajudar-te a desenvolver-te mais rapidamente e a produzir resultados mais satisfatórios. Focaliza e trabalha com os objetivos escolhidos por ti, modelando a sua intervenção em função das tuas necessidades específicas.
O(a) coach foca-se nos teus valores e ajuda-te a vivenciá-los, enquanto alcanças os teus objetivos. Oferece-te novas perspectivas e opções. Não te substitui, antes ajuda-te a reconhecer e ativar os teus próprios recursos e estratégias. Ele(a) tem as perguntas, tu tens as respostas. Ele(a) é "apenas" um recurso, mas um recurso muito valioso.
O(a) coach aceita-te como és e não te julga. Tudo o que com ele(a) compartilhas é objecto da mais rigorosa confidencialidade.
Qual é o teu papel neste processo?
O teu papel é o papel mais importante. Trata-se da tua vida, do teus objectivos, dos teus desafios. Nenhum(a) coach pode substituir-te nessas importantes tarefas que são viver, definir objectivos, escolher (decidir) e agir. Mas teres um(a) coach a apoiar-te pode ser um fator crítico para o teu sucesso.
Como escolher um(a) coach adequado(a)
O Coaching é uma parceria. Para que os teus resultados sejam os melhores, tu e o teu/tua coach devem estabelecer uma relação de profunda confiança, e como nos demais relacionamentos, nem todas as pessoas são afins.
Permite-te tempo para escolher um(a) coach com que te sintas confortável, escutada, compreendida, e devidamente orientada. Antes de te comprometeres com um processo de coaching, pede referências desse(a) profissional, marca uma primeira conversa ou sessão de coaching, coloca todas as tuas questões e sente se é a pessoa que queres ter a apoiar-te.
Recorrer ao apoio de um(a) coach pode ser um pequeno grande passo para a tua vida e/ou para a tua carreira. Dá esse passo com cuidado, abraça comprometidamente o processo, e em breve poderás colher os frutos deste importante investimento que fizeste em ti própria.
Comments